Por Luis Carlos Henrique
A Prefeitura Municipal de Araputanga iniciou, nessa quarta-feira (28/08) a entrega dos boletos de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU do exercício de 2019. Nesse ano, o município terá mais de 7.711 (Sete mil setecentos e onze) contribuintes e uma estimativa de arrecadação de 708.658,22 (Setecentos e oito mil, seiscentos e cinquenta e oito reais e vinte e dois centavos).
A entrega dos boletos, referentes ao exercício 2019, será realizada pelos Correios nos endereços de cada imóvel, mas os proprietários de lotes vazios deverão procurar o setor de tributos para realizar a retirada do boleto, a partir do dia 30 de setembro.
Com vencimento em 31 de outubro de 2019, O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, do exercício de 2019, dentro da data de vencimento, poderá ser pago em qualquer agência bancaria, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e pela internet (home banking).
Após o vencimento, os contribuintes só conseguirão efetuar o pagamento mediante a emissão da segunda via do boleto, para tanto os mesmos deverão se direcionar ao setor de tributos da Prefeitura Municipal de Araputanga para impressão da segunda via de seu boleto.
Conforme determina o artigo 358 e 360 da lei n. 585/2003, que institui o Código Tributário Municipal de Araputanga, os contribuintes que atrasarem o pagamento do IPTU terão o acréscimo de 1% de juros ao mês e multa de até 6%. A porcentagem da multa dependerá do tempo de atraso. A realização de protesto público também é prevista em casos de atrasos.
Até o dia 28 de agosto de 2019, aproximadamente R$ 337.662,54 (trezentos e trinta e sete mil, seiscentos e sessenta e dois reais e cinquenta e quatro centavos) deixaram de entrar nos cofres públicos de Araputanga por conta de inadimplência no pagamento de IPTU.